O luto é um processo natural pelo qual passamos ao vivenciarmos alguma perda, mas esse luto também pode ser preocupante. Geralmente esse sentimento é associado diretamente à morte de alguém próximo, porém nós podemos passar pelo luto em diversas situações. Por exemplo, podemos viver o luto ao perdermos alguma perspectiva da nossa vida, uma mudança muito drástica e inesperada também é um exemplo.
Como é um processo de luto?
Estudos nos mostram que pessoas enlutadas passam por estas fases:
- Negação
- Raiva
- Negociação
- Depressão
- Aceitação
Sendo que cada pessoas reagem de uma forma, ficando mais tempo numa fase do que em outra ou até mesmo pulando alguma fase, inclusive o tempo total varia entre as pessoas.
O que não é normal, e passa a ser um luto preocupante, é um indivíduo que fica preso a alguma dessas fases. Nesse sentido, a pessoa passa a viver sua vida em luto, sem passar de fase ou sair do processo. Ainda, é possível estipular uma margem de tempo cronológico dentro do qual é normal para o indivíduo se manter em luto. Então, no caso de adultos o tempo seria de 12 meses, enquanto para as crianças esse período seria de 6 meses, lembrando ue não é uma regra e deve ser avaliado cada caso.
O que acontece no processo de luto
O processo de luto funciona como um período de readaptação. Isso porque, após uma perda drástica, o indivíduo precisa de um espaço de tempo em que ele consiga ter a liberdade de sentir a perda e refletir sobre. E todo esse processo é pautado nas experiências anteriores que a pessoa teve em relação a perdas anteriores.
Então, caso a pessoa enlutada tenha passado por experiências muito traumáticas durante a sua vida, provavelmente o seu luto não será tão regular como o esperado.
Abaixo eu deixei um vídeo falando mais sobre esse assunto, é só dar play.