Como os medos hereditários influenciam a sua vida?

Será que os seus medos são hereditários? A resposta pode ser sim e ainda mais: eles provavelmente influenciam diretamente na forma como você vive sua vida. 

Como os medos se tornam hereditários? 

Se você procurar na internet o que significa a palavra “medo” muito provavelmente a definição será “um estado emocional ativado por perigo”. Então, o medo só é sentido quando somos colocados em uma situação perigosa, certo? Na verdade não, os medos muitas vezes podem ser irracionais ou você pode não saber por qual motivo está sentindo medo.

Em alguns casos, isso acontece quando nós herdamos medos que passaram através das gerações em nossas famílias. E esses medos são herdados porque se tornam comportamentos comuns no nosso círculo familiar, comportamentos esses que sempre vão se repetindo em determinadas situações.

Os medo hereditários influenciam na sua vida  

A forma como vivemos é sempre definida a partir da forma como somos criados. Por isso, quando um trauma é herdado, ele se instala na sua rotina através de comportamentos que você aprendeu e segue reproduzindo. 

Talvez seja o hábito de não sair de casa ou de deixá-la sempre fechada com medo de que algo possa acontecer. Ou então um medo excessivo de que algo de ruim vá acontecer com você o tempo todo, te impedindo muitas vezes de desfrutar seus momentos de lazer.

Como identificar um medo hereditário

Eu já escrevi aqui no blog sobre esse assunto, mas de forma breve, o medo hereditário geralmente é identificado quando não conseguimos mapear de onde ele vem. Isso acontece porque esse fardo não é nosso e por isso não é possível saber de onde ele vem, é apenas um comportamento herdado.

Uma coisa que pode ajudar você na hora de pensar sobre um medo hereditário é conhecer a si mesmo e a terapia é um importante aliado nesse processo.

Quais são as RESPOSTAS mais comuns AO TRAUMA? | Psicóloga Danielle Pinheiro