Os impactos da dependência emocional na vida do casal

É muito comum que um casal passe bastante tempo junto, o problema é quando os dois não conseguem fazer nada separados, chamamos isso de dependência emocional. Mas esse assunto não é tão simples assim, existem vários aspectos que precisamos ponderar na hora de pensar sobre os impactos dessa dependência. 

O que é a dependência emocional?

A dependência emocional, ou afetiva, é uma condição na qual um dos participantes de um relacionamento, ou um casal, não consegue se sentir bem sem outra pessoa. Aqui não é uma questão de saudades, veja bem: sentir saudades é normal, porém o fato de você precisar estar na companhia de outra pessoa para se sentir bem em qualquer situação é algo completamente diferente. Além disso, o sentimento despertado não é de saudades em si, mas sim de um vazio, um sentimento que pode até ser desesperador. 

Nesse sentido, é como se a pessoa projetasse no seu companheiro ou companheira toda a sua felicidade e sentimento de bem estar. Fazendo isso, essa pessoa perde a capacidade de se sentir à vontade sem ter a companhia do seu companheiro ou companheira. 

Nossa sociedade nos estimula a sermos dependentes 

Talvez você já tenha presenciado, ou até vivido, casos de dependência emocional sem perceber nada de errado. Isso acontece porque essa dependência é socialmente muito aceita e às vezes incentivada. Por exemplo, é considerado normal um casal participar somente de atividades que eles possam fazer juntos. Inclusive, algumas pessoas acham de mau tom um integrante do casal sair sem o outro. Essa situação pode até não parecer ruim à primeira vista, mas vamos entendermos isso melhor.

Eu sempre digo aqui no meu blog que cada relacionamento tem suas próprias regras internas. Isso porque, cada relação varia conforme as pessoas que a compõem. Mas a questão da dependência emocional começa a aparecer quando ambos não estão juntos. Por exemplo, você vai a um jantar e o seu companheiro ou companheira não vai. Ao chegar lá você começa a se sentir desconfortável e muito só, ou ainda: você sente que não deveria estar ali sem seu companheiro (a). 

Nesse tipo de situação, dependendo do nível de dependência emocional, é possível que a pessoa se sinta abandonada, sozinha, tenha pensamentos constantes de que o outro não a ama, sentimento de vazio. E por causa desses pensamentos e sensações aumentem as brigas/conflitos ou até mesmo crie um distanciamento real. O casal pode até ficar juntos fisicamente mas com vontade de estar fazendo outra coisa, não há bem-estar no encontro. 

O QUE É A IDEALIZAÇÃO DO AMOR?

Quais as consequências?

Uma relação de dependência emocional acontece a partir das projeções de felicidade de uma pessoa em outra. Quando isso acontece, é possível que essa pessoa, mesmo estando em uma relação infeliz, não consiga se separar do companheiro ou companheira. Ou seja, um dependente emocional pode acabar preso em uma relação abusiva, por exemplo. 

Além disso, o isolamento causado pelo próprio dependente também é muito comum. Isso porque, se toda a felicidade dela está atrelada a outra pessoa, ela pode acabar perdendo o contato com os demais.

Também existe outro ponto importante para falarmos: estar à disposição. Algumas vezes, um dependente emocional pode não estar com a pessoa sempre, mas ela sempre estará à disposição do outro. É como se, embora ela esteja ocupada, ela larga o que estiver fazendo para atender um pedido do outro. Ou ainda, ela pode evitar ocupações justamente por estar à disposição sempre que o outro precisar. Esse comportamento gera frustração, de ambas as partes. De um lado o dependente se frustra por ficar permanentemente na expectativa, e do outro lado o companheiro ou companheira se sente sobrecarregado. 

Ter uma relação saudável é algo que precisa de uma construção, todos os dias. Nenhuma relação vem pronta e ambos os lados precisam trabalhar para que a relação dê certo. Nesse sentido, cuidar da sua mente e buscar ajuda para eventuais problemas emocionais já é um grande primeiro passo.   

Se você busca atendimento especializado, é só clicar aqui para marcar uma conversa comigo. 

Até a próxima.

ASSISTA: Atenção aos SINAIS DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL | Psicóloga Danielle Pinheiro