Segundo a psicologia, o ciúme é tão comum quanto outros sentimentos como medo, raiva ou paixão. O que muda de pessoa para pessoa, e pode se transformar em patologia, é a intensidade em que esse sentimento se manifesta.
Porque sentimos ciúme?
Geralmente o ciúme vem atrelado a alguma insegurança nossa. E esse sentimento é manifestado em diversas intensidades e depende muito de experiências anteriores do indivíduo. Por exemplo, a forma como você desenvolve a sua inteligência emocional enquanto criança. Além da forma como as pessoas ao seu redor lidavam com situações cotidianas.
As inseguranças que você mesmo tem acabam sendo refletidas nas outras pessoas com quem você se relaciona. Por isso, na psicologia dizemos que o seu ciúme fala muito mais sobre você do que sobre as atitudes do outro.
O ciúme pode alterar a forma como você vê a realidade
Se você gosta de cultura pop com certeza já se deparou com uma certa romantização do ciúme. E o mais problemático nisso, é que nós acabamos modificando o conceito de relacionamento saudável com base nisso.
Para te explicar melhor, quero usar um exemplo bem famoso da literatura. No livro “Dom Casmurro”, o protagonista é um senhor que vive amargurado o resto dos seus dias. Tudo isso por um caso obsessivo de ciúme, já que o protagonista remói por anos uma possível traição da esposa. Nesse sentido, toda a realidade do protagonista acaba alterada pelo ciúme. Pois tudo – na visão dele – é mais um sinal que confirma sua hipótese de traição.
Quando sentir ciúme passa a ser doença?
Um sinal que pode ser um alerta vermelho é uma dependência emocional muito forte, inclusive eu já fiz um vídeo lá no meu canal sobre isso, para assistir é só clicar aqui.
Essa dependência aliada com inseguranças pode tornar a nossa vida bem complicada. Podendo inclusive sim, levar a um quadro de adoecimento. Por isso a psicoterapia é tão importante nesses momentos. Com esse tratamento você será capaz de compreender suas inseguranças e a administrar o ciúme. Se você quiser marcar um atendimento, é só clicar aqui.