Nós já conversamos aqui no blog sobre como os traumas podem afetar a nossa saúde física, mas você sabia que os Sistemas Internos Familiares podem ser um importante aliado no tratamento de dores físicas?
Tratamento de dores físicas e depressão
Em 2013 a Dra. Nancy Shadick foi uma das principais pesquisadoras para um estudo que buscava compreender justamente essa relação. O objetivo dessa pesquisa era compreender como a terapia de Sistemas Internos Familiares poderia auxiliar no tratamento da dor física de pacientes com Artrite reumatoide.
Neste estudo foram entrevistados 79 pacientes, os quais apresentaram melhora nos quadros de dor e depressão quando expostos aos IFS.
Uma base para novas pesquisas no tratamento de dores
Embora a pesquisa da Dra. Nancy Shadick tenha apresentado bons resultados quanto ao tratamento de dores físicas através dos IFS, ainda precisamos de mais estudos para uma conclusão. Segundo o Dr. Richard Schwartz – fundador do modelo IFS – essa pesquisa funciona como base para termos resultados detalhados sobre como essa terapia pode tratar, não só pacientes com artrite reumatoide, mas com outros quadros de dores.
O modelo dos Sistemas Internos Familiares
Essa visão psicoterápica desenvolvida pelo Dr. Richard Schwartz, foi inicialmente pensada para o tratamento de traumas e abusos graves. Embora, com o decorrer do tempo, essa terapia se mostrou uma maneira eficiente de tratar transtornos como ansiedade e depressão.
Segundo esse modelo, devemos ouvir todas as nossas partes – emoções, sensações físicas e dores. Isso porque são elas que nos dizem realmente como nos sentimos frente a determinadas situações.
Hoje em dia, no Brasil, existem poucos terapeutas especializados nessa abordagem, mas se você está em busca de um tratamento nessa área, é só clicar aqui para entrar em contato. Será um prazer poder te ajudar!