Qual a relação entre trauma e fobia?

Muitas vezes, conceitos como trauma e fobia são usados como sinônimos. Mas eles não significam a mesma coisa e existem grandes diferenças entre eles. Isso porque cada um deles desperta uma reação diferente e além disso, possuem um circuito de ativação diferente.

Entenda o que é a Síndrome de Impostor 

Trauma e fobia são medos?

Na verdade, medo é uma reação natural e protetiva do nosso cérebro. Isso porque esse sentimento é um estado de consciência que é ativado para nos alertar sobre perigos. Enquanto fobias e traumas são estados provocados em nossa mente por determinados eventos e experiências. 

Fobia

As fobias são mais confundidas com medo, mas aqui está uma diferença crucial: a fobia é um medo irracional e muitas vezes de algo comum que não apresenta perigo real para a pessoa.

Olha só um exemplo: é normal – e esperado – que você tenha medo de grandes alturas. Isso porque você pode facilmente cair. Mas ter um medo descontrolado que te impeça até mesmo estar em uma sacada, é sinal de algo bem mais profundo do que o simples medo.

Atenção aos SINAIS DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL | Psicóloga Danielle Pinheiro

Além disso, as fobias são doenças, pois realmente atrapalham a vida dos indivíduos e muitas vezes elas os impedem de executar simples tarefas. Ainda, geralmente quem tem fobias reconhece a irracionalidade do seu medo.

Trauma

Os traumas resultam de vivências que causaram muito desamparo e medo em uma pessoa. Geralmente as reações negativas voltam a rondar a pessoa sem necessariamente ter algum gatilho emocional. Caso tenha um gatilho, pode ser um som, um lugar, ou situação. Tudo isso pode levar a pessoa a experiência traumática, trazer de volta à memória da pessoa o trauma, arremessando-a no passado.

O trauma é algo mais amplo, mais geral e pode gerar uma fobia. E dependendo da fobia, pode fortalecer o trauma, virando um ciclo que se retroalimenta.

Uma pessoa que sofre com um trauma pode ter sérios problemas sociais. Isso porque as lembranças e sensações despertadas podem gerar bloqueios na vida funcional da pessoa. 

Identificar o que é medo, trauma ou fobia pode ser confuso de se fazer sozinho, mas é possível. Porém, para se livrar destes desconfortos, o ideal é você buscar um profissional da psicologia. Assim esse profissional pode mapear o seu problema e te ajudar a entender de onde ele vem e o que é.  Se você busca atendimento especializado em traumas, é só clicar aqui. Vai ser um prazer te atender.