O que são sistemas familiares internos?

Sabe aquela sensação de que você tem várias pessoas internas, e cada uma quer algo diferente? Os Sistemas Familiares Internos (ou Internal Family Systems – IFS) são a resposta a essa questão.

O Sistema Familiar Interno  proporciona uma nova percepção da nossa mente ao identificar e transformar padrões internos, fortalecendo a liderança na busca de um caminho mais saudável para sua vida.

No artigo abaixo explico melhor o que são os Sistemas Familiares Internos, como funciona o tratamento e quais seus objetivos. Confira!

O que são sistemas familiares?

Os Sistemas Familiares Internos (IFS) são uma abordagem à psicoterapia que identifica e aborda várias subpersonalidades ou famílias dentro do sistema mental de cada pessoa. 

A saber, essas subpersonalidades consistem em partes feridas e emoções dolorosas, como raiva e vergonha, e partes que tentam controlar e proteger a pessoa da dor das partes feridas. 

Além disso, as subpersonalidades estão frequentemente em conflito umas com as outras e com o Eu central, um conceito que descreve a pessoa confiante, compassiva e completa que está no centro de cada indivíduo. 

Dessa forma, o IFS se concentra em curar as partes feridas e restaurar o equilíbrio mental e a harmonia, mudando a dinâmica que cria discórdia entre as subpersonalidades e o Eu, ou Self.

Ele foi criado no início da década de 1980, por Richard C. Schwartz. Ele percebeu que seus clientes se descreviam como se tivessem dentro de si entidades internas. 

Segundo o psiquiatra, a medida que ia ficando mais claro o funcionamento dos seus sistemas internos, eles as chamavam de partes. 

Dessa forma, surgiu o IFS, que nada mais é do que a junção da exploração do processo intrapsíquico e do processo familiar, trazendo uma abordagem sistêmica à mente. 

Com isso, podemos dizer que o Sistema Interno Familiar (IFS) é uma forma de entender e mudar os sistemas intrapsíquicos.

Assista também::: O que é o Self nos Sistemas Familiares Internos?

Como funciona a terapia do IFS?

A terapia dos Sistemas Familiares Internos é uma abordagem não patologizante da psicoterapia. 

Entretanto, ela enfatiza a multiplicidade natural da mente e o pressuposto básico é que não há partes ruins, apenas partes forçadas a desempenhar papéis ruins. 

Quando um paciente aprende como acessar o Eu, ele pode então curar suas partes feridas. Isso traz todo o sistema em harmonia e permite que a pessoa se torne mais autoguiada. 

Outrossim, o terapeuta ajuda o Self a tomar a liderança do sistema e a despolarizar partes extremas e antagonistas, trazendo a harmonia e o equilíbrio para vida do cliente. As técnicas são ensinadas para que a própria pessoa seja capaz de diferenciar seu Self das partes.

Quais os benefícios dos Sistemas Familiares Internos?

A terapia de sistemas familiares internos se designa como um tratamento baseado em evidências. Embora muitas das evidências sobre a eficácia do IFS sejam anedóticas, grandes estudos de pesquisa estão em andamento.

Ela é utilizada no processo de desenvolvimento humano. Mas também indicada para todas as pessoas que se encontram em comportamentos repetitivos e que não conseguem sair de determinada situação. 

Como casos que podem ser beneficiados pelos Sistemas Familiares Internos, podemos citar: 

  • Compulsão
  • Procrastinação
  • Tratamento de traumas
  • Terapia de casal
  • entre outros

Além disso, em um estudo com mulheres em idade universitária com depressão moderada a grave, os pesquisadores descobriram que a terapia IFS tem os seguintes benefícios para os participantes:

  • Dá-lhes poder por meio de auto-liderança para alcançar um equilíbrio interno
  • Promove a autocompaixão
  • Vê os sintomas de depressão como reações normais a fatores de estresse ou trauma, em vez de um diagnóstico
  • Fornece uma melhor compreensão de si mesmo
  • Prepara-se para dificuldades emocionais no futuro 

Quem pode se beneficiar do IFS?

E não há contraindicação para aplicar a técnica. Ou seja, terapeuta irá avaliar se a pessoa tem disponibilidade para acessar o seu mundo intrapsíquico, sempre respeitando o seu tempo e garantindo sua total segurança.

Por fim, o importante é encontrar um terapeuta de confiança e que esteja preparado para usar esse tipo de técnica. Mas com o passar das sessões, será possível perceber as mudanças que ocorrem no corpo e colher todos os resultados dessa terapia.

Espero que tenha gostado do artigo sobre o que são Sistemas Familiares Internos. E para mais dicas e informações, siga meu canal no Youtube!