O que é a idealização do amor romântico?

A idealização do amor romântico pode ser entendida através dos séculos como um problema enraizado na nossa sociedade. E muito disso parte dos nossos próprios problemas e traumas pessoais.

A idealização x o amor

A primeira coisa que eu preciso destacar quando falo nesse assunto, é sobre a idealização em si. Idealizar significa projetar no outro tudo aquilo que consideramos o ideal. Então, nós acabamos colocando o amor em um patamar inalcançável. Ao fazermos isso, esquecemos que todos somos feitos tanto de virtudes, quanto de defeitos e nenhum parceiro atingirá o patamar idealizado na nossa cabeça. 

O amor em si precisa ser tirado da idealização romântica para funcionar. E para isso precisamos tornar o nosso olhar mais crítico, principalmente em relação às representações da mídia sobre ele. Somente dessa forma conseguimos entender o amor romântico como uma construção ao invés de um fato.

Um amor real

Botando de lado os clichês e idealizações, conseguimos enxergar o amor como ele é. Em uma live que eu fiz com o psicólogo Igor, especialista em traumas e relacionamentos, nós citamos a questão do “relacionamento já dado”. Essa expressão trata sobre a idealização de um relacionamento que não precisa ser trabalhado, que já vem pronto. Vale ressaltar a confusão que as pessoas fazem entre gentileza e amor. Pensando nisso, o ato de presentear uma pessoa, fazer surpresas e jantares são, na verdade, gentilezas. O amor romântico em si perpassa isso, pois é sobre um olhar atento para as bases dessa relação, é uma construção constante para fazer dar certo. Se você quiser conferir essa parte da nossa live, é só clicar aqui.

Como evitar a idealização e viver um relacionamento real

As pessoas podem viver um relacionamento real desprendido das idealizações da mídia e literatura. Porém, isso só é possível através do autoconhecimento, pois assim você conseguiria se despir das suas idealizações pessoas e perceber o “amor” como construção e desenvolvimento de laços reais entre pessoas reais. Se você busca ajuda para entender melhor as suas idealizações e relacionamentos e quiser entrar em contato, o link para agendarmos uma conversa é esse aqui https://daniellepinheiro.com.br/contato/

Aqui abaixo eu deixo um vídeo em que falo mais sobre relacionamentos amorosos e questões de ego, espero que te ajude a  compreender mais sobre esse assunto.

Como saber se é AMOR OU EGO? | Psicóloga Danielle Pinheiro