Covid-19 afeta os sistemas familiares internos?

O coronavírus impactou toda a sociedade e promoveu mudanças profundas nos relacionamentos. E nesse sentido, a Covid-19 e sistemas familiares internos também foram impactados.

E como diz o próprio Dr. Richard Schwartz, criador dos Sistemas Familiares Internos, a Covid-19 é uma situação desencadeadora que tem uma série de efeitos em todas as nossas partes.

Além disso, serve de alerta não apenas para nós pessoalmente, mas também para o planeta, os países e corporações. Afinal, quanto mais podemos acessar o Self, mais ele se espalha pelas culturas.

Por isso, este é um ótimo momento para perceber as partes que têm conduzido sua vida e como é ter tudo desligado e não ser dominado pelas distrações do dia a dia. O que surge quando você é realmente tirado desse contexto por um longo período de tempo?

É sobre essa ligação da Covid-19 e sistemas familiares internos que abordo no artigo abaixo!

LEIA TAMBÉM Os reflexos dos traumas para os relacionamentos

Os sentimentos gerados pela Covid-19

Preocupação, medo, ansiedade. Se formos honestos, são sentimentos que a maioria de nós prefere não experimentar, mas que acabaram evidenciados durante a pandemia do coronavírus. Por isso, os sistemas familiares (IFS) internos podem ser uma abordagem bastante útil para superá-los.

Afinal, a ideia por trás do IFS é que, em sua mente, você pode assumir diferentes “papéis familiares.” 

Isso cria uma “família interna”, com partes que agem de maneira diferente do seu “Self” principal. Isso geralmente acontece quando você está em uma situação em que se sente inseguro, como a experimentada com a Covid-19.

O objetivo é colocar-se no comando e impulsionar:

  • Calma
  • Pensamentos e comportamentos positivos
  • Sentimentos de estar centrado

Conceitos de terapia de sistemas familiares internos

Esse tipo de terapia diz que o seu “Self” central é a versão mais verdadeira de você. As “partes da família” que você cria em sua mente geralmente são positivas e você as usa para ajudá-lo a sobreviver no mundo. 

Porém, se essas partes ou funções se tornarem “extremas”, você poderá ter problemas. Os sistemas familiares internos pressupõem que todos nascemos com o Eu no centro da mente, mas que é natural ter muitas partes na mente.

As peças que você pode criar em sua “família interna” se enquadram em três tipos principais:

Gerentes

Essas peças ajudam a mantê-lo seguro. Eles o empurram para ser melhor e protegem o Eu de se tornar dependente. Essas partes mantêm as emoções difíceis fora da consciência para ajudá-lo a evitar a sensação de vulnerabilidade. Isso geralmente inclui sentimentos como:

  • Vergonha
  • Temor
  • Humilhação
  • Dor

Exilados 

Essas são as partes “jovens” que passaram por algum tipo de trauma na infância. Eles ficam isolados do resto do sistema sem proteção. Quando um exilado fica muito chateado, uma parte do “gerente” ou “bombeiro” entra em ação para impedir que essas partes do exílio atinjam o nível consciente.

Bombeiros

Essas partes são uma distração para a mente quando os exilados se libertam. Essas partes o levam a agir impulsivamente e a encontrar alguma atividade que o distraia de sentimentos opressores. Muitas vezes, são coisas como drogas, sexo, comida, álcool ou trabalho.

A terapia do IFS nos traumas da Covid-19

Se você sente que a Covid-19 vem lhe trazendo sensações negativas, ou que ela causou dor e luto na sua família, buscar a ajuda de um psicoterapeuta especialista em IFS pode ser uma alternativa. 

Eles podem usar a abordagem correta para tratar problemas de saúde mental como:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Pânico
  • Fobias
  • Problemas de imagem corporal
  • Problemas familiares

Dessa forma, é possível superar os traumas causados pela Covid-19, por meio de uma abordagem terapêutica que fortalecerá seu “Self”, que é seu Eu interior.

Espero que tenha gostado do artigo sobre Covid-19 e sistemas familiares internos. E para saber mais como lidar com sua ansiedade, confira um vídeo com dicas que preparei para meu canal no Youtube. É só dar o play abaixo!