Como saber se vivo um relacionamento tóxico?

Um relacionamento é composto por duas ou mais pessoas que se esforçam de forma proporcional para manterem uma vida em comum. Mas algumas vezes esse relacionamento se torna tóxico e acaba prejudicando uma das pessoas, e aí é hora de sair fora.

É POSSÍVEL IDENTIFICAR UM RELACIONAMENTO TÓXICO?

A primeira coisa que eu gostaria de salientar aqui, é que os casais têm os seus combinados pessoais. Nesse sentido, não é possível mapear exatamente o que é errado em uma relação ou não. Porém, é possível pensarmos em alguns padrões que definem quando um relacionamento se encontra em um estado tóxico.

1. Você não tem liberdade 

Quando eu falo em liberdade, eu falo em você ter direito de escolher o que quer fazer, vestir ou comer. Por exemplo, se o seu parceiro ou parceira te proíbe de sair com o seu grupo de amigos, te proíbe de usar o seu dinheiro para comprar coisas que você quer. Nesse sentido, tudo que vem como uma proibição pode ser um alerta vermelho.

COMO SUPERAR TRAUMAS DE RELAÇÕES PASSADAS?

2. Você sente medo do seu parceiro ou parceira

Quando você constrói um relacionamento, o mais importante é você se sentir bem e seguro com aquela pessoa. Quando você passa a sentir medo ou ter que esconder determinadas coisas do seu parceiro ou parceira por sentir medo da reação, provavelmente algo não está indo bem.

3. Você se sente diminuído em relação ao seu parceiro ou parceira

Uma coisa que eu sempre escuto de pacientes que viveram relacionamentos tóxicos, era a frase “ele(a) sempre dizia que eu não nunca mais iria encontrar alguém que me amasse como ele(a)”. Esse mecanismo de dizer que você é menos e que nunca irá encontrar alguém “tão bom” quanto o seu parceiro ou parceira é a forma de eles te manterem cativos na relação. Isso acontece porque você vai acreditar que aquela pessoa é o melhor que você pode conseguir e que ninguém mais irá te amar. 

CONHEÇA A IMERSÃO PSICOTERÁPICA  

Um relacionamento tóxico geralmente é um processo: as coisas começam bem e vão desandando conforme o passar do tempo. Por isso eu sempre reforço como é importante você conhecer a si mesmo para entender o que realmente sente, merece e pode conseguir na vida tanto em relacionamentos como em outros setores da vida. Além disso, busque ajuda! Algumas pessoas podem ficar anos presas em um relacionamento tóxico sem conseguir sair, ter uma rede de apoio neste momento se torna fundamental.