A abordagem da Experiência Somática™ é um método que foca nas sensações internas e músculo-esqueléticas do corpo. Neste artigo eu te explico mais sobre esse método criado por Peter Levine.
Experiência Somática™
Peter Levine é PhD em física médica e desenvolveu esse método terapêutico que compreende que o trauma não é apenas causado pelo evento traumatizante em si, mas sim pela incapacidade do corpo e da mente em processar o acontecimento.
Durante a sua pesquisa, o Dr. Levine relacionou a forma como os animais irracionais respondem a situações de perigo e estresse com a forma que nós respondemos. Isso levou ele a concluir que, enquanto os outros animais conseguem se regenerar desse tipo de situação, nós não conseguimos, justamente, por causa da nossa capacidade de racionalização das situações. Por exemplo, quando um animal passa por uma situação de estresse ou perigo, ele pode fugir ou até atacar. Porém, no nosso caso – através da racionalização e das normas sociais – acabamos “guardando” esses sentimentos e sobrecarregando o sistema nervoso por achar que vamos ser julgados, por esperar que algo pior possa acontecer,…
A abordagem da Experiência Somática (SE™) funciona através de uma conscientização do nosso corpo sobre o trauma. É como se, durante a terapia, você conseguisse conscientizar seu sistema nervoso do que aconteceu. Dessa forma é possível que você expresse e se liberte do fardo que o trauma criou.
ASSISTA A ESSE CONTEÚDO NO MEU CANAL: Experiência Somática – Uma abordagem corporal muito eficaz
Qual a diferença da Experiência Somática™ para uma terapia tradicional?
Enquanto a terapia tradicional aborda apenas os efeitos do trauma na mente por meio da fala, deixando de fora as experiências sensoriais, a SE™ busca balancear esse processo, utilizando a fala como um meio para acessar e conscientizar as experiências traumáticas das memórias implícitas no e do corpo.