Como ocorre o transtorno de estresse Pós-traumático?

O estresse pós-traumático é uma reação ansiosa causada quando uma pessoa passa por um evento muito traumático. Embora cause sofrimento, esse problema pode não ser permanente e tem tratamento através da psicoterapia. 

O que é estresse pós-traumático?

Esse transtorno afeta em torno de 15% a 20% das pessoas que já se envolveram em algum caso de violência ou abuso. Essa é uma condição que, após o evento traumático, causa um desequilíbrio nos níveis de cortisol e gera um conjunto de sintomas físicos e psicológicos. Dentre eles, posso ressaltar a revivescência ao episódio toda vez que algum gatilho faz a pessoa lembrar do ocorrido. 

ASSISTA: O CORPO DA MULHER guarda medos 

Entre os sintomas do estresse pós-traumático, temos as lembranças persistentes, onde a pessoa revisita o ocorrido de forma involuntária e vive em estado de alerta. É como se a situação ainda não tivesse acabado ou estivesse prestes a recomeçar.  Além disso, é possível que a pessoa evite determinados lugares que podem despertar os gatilhos emocionais de revivescência. Como reações físicas, podemos listar dores de estômago, enjôo, dores de cabeça e sudorese. 

Geralmente é despertado por eventos violentos, quando uma pessoa é exposta a uma dessas situações. Mas além disso, é possível que o portador do estresse seja alguém que viu uma pessoa querida ser exposta e não pode oferecer suporte. Por exemplo, mães que têm seus filhos acometidos por alguma doença grave podem desenvolver o que chamamos de TEPT. 

LEIA MAIS: Os sistemas familiares no tratamento da ansiedade

O que acontece no cérebro

Ao passarmos por uma situação de trauma, o nosso cérebro pode interpretar o fato de forma superestimada, o que causa mau funcionamento nos sistemas estressores. Com o funcionamento prejudicado, o cérebro não volta completamente ao estado anterior e permanece em alerta. Dessa forma, essas estruturas começam e interpretar de forma errada os estímulos externos, levando também o seu corpo a responder errado. Isso acontece porque os nossos neurotransmissores ficam desregulados.

Em linhas gerais, o estresse pós-traumático é uma manifestação de traumas que o nosso cérebro não consegue processar totalmente, nos mantendo presos ao evento passado. Espero que esse artigo tenha sido útil para você, e se quiser marcar uma consulta comigo, é só clicar aqui.