Quais as consequências dos traumas psicológicos em nosso corpo?

Experiências psicologicamente traumáticas geralmente têm o seu impacto prologado para o resto da vida do indivíduo. Inclusive, sobre essa assunto já existem evidências científicas que comprovam os efeitos disso no corpo. Sobre esse assunto, é importante entendermos quais as consequências dos traumas psicológicos no nosso corpo. E aqui eu não me refiro a “herdarmos maus comportamentos” de pais ou tutores. Eu me refiro a mudanças fisiológicas no nosso corpo e sistema imune.

Continue lendo esse texto para entender melhor a relação trauma psicológico x efeitos no corpo.

Entenda a importância de curar feridas geracionais

O que são traumas psicológicos?

Um trauma psicológico, algumas vezes também chamado de trauma emocional, se trata de um evento que ocorreu com uma pessoa e que ultrapassou sua capacidade de resiliência. Nesse sentido, os traumas geralmente são decorrentes de uma situação de muito estresse em que você ou outra pessoa se sente ameaçado de alguma forma.

Nesse sentido, os traumas psicológicos têm um impacto mais forte durante a infância e adolescência. Isso acontece porque durante esses períodos da nossa vida o cérebro ainda está em formação, bem como o nosso desenvolvimento emocional.

É possível curar fobias?

Quais as consequências dos traumas psicológicos em nosso corpo?

O Estudo das Experiências Adversas na Infância é um pesquisa desenvolvida pelos Dr. Vince Felitti e Dr. Bob Anda. Essa pesquisa comprovou a relação entre traumas psicológicos e as reações a longo prazo que eles produzem no nosso corpo. Para a realização da pesquisa foram entrevistados mais de 17 mil adultos, os quais responderam questionários para ranquear o quão expostos eles foram aos traumas e como ficou a sua saúde física e mental nos anos decorrentes.

As perguntas feitas pelos pesquisadores foram divididas em eixos:

  • violência física, sexual e emocional
  • negligência física ou emocional
  • doenças mentais, dependência química ou prisão dos pais.

Assim, a primeira coisa constatada nesse estudo, é que: quanto maior for a sua exposição à traumas na infância, pior a sua saúde ao longo da vida.

Para você poder entender melhor, olha só como ficou essa conta:

Pessoas que tiveram uma pontuação de 4 ou mais no teste possuem 2,5 vezes mais chances de desenvolverem doenças pulmonares. Ainda, o risco de hepatite é 2,5 vezes maior, o risco de desenvolvimento de depressão é de 4,5 vezes maior e o risco de suicídio é de 12 vezes mais.

Sendo assim, pessoas com mais de sete pontos no teste têm 3 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão e 3,5 vezes mais chance de isquemia cardíaca.

São por esses motivos que você precisa tratar os seus traumas, para conseguir minimizar o máximo possível seus efeitos. Se você busca atendimento especializado, não hesite em me procurar. É só clicar aqui.